É a área que envolve o atendimento ao paciente infantil. Com o uso de técnicas de abordagens específicas e um embasamento psicológico diferenciado, o profissional promove um contato menos traumático da criança com os procedimentos dentários, estimulando uma postura mais preventiva por parte da criança e dos próprios responsáveis.
A abordagem preventiva do odontopediatra deve ter seu início a partir dos 2 meses de idade, mesmo antes da erupção de qualquer dente, onde é feito um trabalho de orientação junto aos pais no que diz respeito aos hábitos alimentares e de higiene bucal do bebê.
Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas (usando resina e/ou porcelana), fechamento de diastemas (espaços entre os dentes).
O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração dos dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas em vários níveis, além de criar dificuldades na mastigação dos alimentos.
A prótese dentária (ou prótese dental) é a área da odontologia que lida com a reposição dos tecidos orais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde oral. O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura e/ou prótese parcial removível, ponte mólvel.
A endodontia, conhecida também como tratamento de canal, é a remoção da polpa dental (através de limas específicas) e, em seguida, o vedamento do canal. É realizada quando apresenta inflamação ou infecção na polpa (nervo do dente), o que pode gerar uma forte dor no dente ou nos tecidos próximos a ele. Se o canal não for realizado quando necessário, consequências mais sérias podem ocorrer, como reabsorção do osso que suporta o dente.
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são mais difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração periodontal. Também causam um estresse adicionais aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico proporciona saúde bucal, uma aparência mais agradável, dentes em harmonia e com possibilidade de durar uma vida toda.
A implantodontia é a especialidade da Odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação que foi prejudicada com a perda de um ou mais dentes. Implante dental nada mais é do que um parafuso colocado dentro do osso. O parafuso funciona como uma infraestrutura onde um "dente" é instalado por cima, ou seja, funciona como se fosse a raiz de um dente para, posteriormente, ser instalada a peça protética (coroa dental).
Com a implantodontia é possível realizar desde a reposição de apenas um dente, como grandes reabilitações, repondo todos os dentes de uma só vez.
Esta área envolve o diagnóstico, prevenção e manutenção da saúde bucal que inclui: procedimentos de urgência, restaurações, profilaxia (limpeza), orientações de higiene ora, entre outros. E é sempre bom lembrar que: visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da integridade e higiene dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia.
Devem ser repetidas a cada seis meeses com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.
A periodontia é a especialidade odontológica que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este sistema de suporte é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas de suporte são chamadas doenças periodontais, como placa bacteriana, gengivite e periodontite.
Lembrando que uma gengiva saudável é essencial para um sorriso bonito, dentes fortes e uma melhor qualidade de vida.
O laser terapia é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser de baixa potência ou laser terapêutico tem ação anti inflamatória, analgésica e bioestimulante. Devido as características de aliviar a dor e estimular a reparação tecidual, o laser de baixa intensidade tem sido empregado frequentemente em múltiplas especialidades médicas e odontológicas.
Na Clínica Odontológica Bello Riso, utilizamos o laser terapia para várias aplicações como: em casas de implantes e cirurgia menor para diminuir a dor e edema nos casos de pós-operatório diversos, úlcera aftosa recorrente, herpes, nevralgia, hipersensibilidade dentinária, entre outros. O laser terapia é um método eficaz, pouco invasivo e acessível para o paciente, sem efeitos colaterais e que pode ser usado rotineiramente na clínica odontológica.